terça-feira, 17 de setembro de 2013

Perícia apura se incêndio nos arquivos do TJ-MT foi acidental ou criminoso

Perícia apura se incêndio nos arquivos do TJ-MT foi acidental ou criminoso
Começou na manhã desta terça-feira (17) a perícia criminal que vai apurar se o incêndio atingiu o Departamento Material e Patrimônio (DMP) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso foi acidental ou criminal. Para realização do laudo o prazo é de 30 dias, após a coleta de dados.

Dois peritos iniciaram a coleta de dados e análise do local. O fogo teve início por volta da meia-noite de sábado (14) e consumiu toda estrutura do DMP, gráfica e arquivo de processos administrativos e históricos do Poder Judiciário de Mato Grosso. O prédio fica localizado na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

Leia mais

O responsável pela perícia, Rondon Souza de Oliveira estima que o levantamento de dados no local deva durar pelo menos uma semana. De acordo com o perito o trabalho é minucioso e realizado em etapas, incluindo entrevista com testemunhas, funcionários e varredura dos prédios. 

O perito afirma que por enquanto não há nenhuma hipótese do que possa ter ocorrido e as entrevistas e análises de imagens podem possibilitar um direcionamento. “A coleta de informações é feita por etapas, primeiro com relatos de testemunhas, depois com a presença dos funcionários para explicar como funcionavam as atividades”.

Após essa fase, os peritos farão uma varredura detalhada no que restou dos prédios, de camada em camada até chegar ao piso. Rondon destaca que será necessária a retirada do telhado que desabou durante o incêndio. “Essa parte que ruiu deve ser removida para que possamos fazer a garimpagem dos materiais”.

Coordenador militar do TJMT, o coronel Wilson Batista destaca que um servidor foi designado para acompanhar todo trabalho da perícia e auxiliar no que for necessário. Ele garante que o TJMT é o principal interessado em saber o que provocou o fogo e como as chamas consumiram todo material armazenado nos prédios.

postado por Marcos Davi Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário