quinta-feira, 18 de julho de 2013

MP INVESTIGA EDER MORAES POR SUPOSTA DISCRIMINAÇÃO

Cartola teria firmado pacto com clubes contra jogadores que acionaram a Justiça

O Ministério Público do Trabalho (MPT-MT) instaurou, na segunda-feira (15), um inquérito civil público para apurar suposta discriminação trabalhista e outras irregularidades possivelmente praticadas no Mixto Esporte Clube.

O inquérito foi aberto pelo MPT para investigar uma suposta articulação de um dos principais dirigentes do clube, o ex-secretário da Copa, Éder Moraes, que estaria tentando "colocar na geladeira" atletas que, eventualmente, tinham (ou têm) movido ações trabalhistas contra clubes de futebol de Mato Grosso. Eder ocupa, atualmente, um cargo do Governo do Estado em Brasilia.

Segundo informações que chegaram ao MPT, Moraes, que também foi secretário de Fazenda e era considerado um dos "homens fortes" do Palácio Paiaguás, teria convocado equipes de Cuiabá e do interior para firmarem um pacto: não contratar jogadores que já acionaram os clubes na Justiça do Trabalho.

De acordo com a assessoria do MPT, dentro de alguns dias, o ex-secretário deverá ser notificado para comparecer a uma audiência administrativa na sede do órgão, com o objetivo de esclarecer se a denúncia é ou não procedente.

A Constituição Federal de 1988 proíbe elaboração de “listas sujas” para restringir o acesso ao emprego, assim como qualquer outra forma de discriminação trabalhista.

O inquérito é conduzido pela procuradora Marcela Monteiro Dória. Ela esclareceu que esse tipo de ameaça “viola uma série de princípios constitucionais, como o princípio da não-discriminação, do direito ao trabalho, da dignidade da pessoa humana, os direitos de cidadania e do acesso à Justiça”.

“Se constatada a veracidade das denúncias, o Mixto Esporte Clube estará violando os princípios informadores da ordem econômica e social, que valorizam o trabalho humano como forma de assegurar a todos uma existência digna”, disse a procuradora.

O Mixto

O Mixto Esporte Clube foi fundado em 20 de maio de 1934. Éder Moraes assumiu a presidência do time em 17 de junho deste ano, após renúncia do ex-técnico e professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Hélio Machado.

Outro lado

O ex-secretário Eder Moraes não foi localizado para falar sobre a ação aberta pelo MP do Trabalho.

postado por Marcos Davi Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário